academus.com.br |
Amigo é sempre bom. Além do bom sentimento que sempre fica no coração, a amizade tem outra função importante. Ela faz bem para a saúde! Estudos realizados na Austrália e em Chicago, por exemplo, revelam que a amizade é fundamental para o bem-estar psíquico. Segundo a pesquisa, contatos sociais geram efeitos positivos sobre a saúde tanto física quanto mental. Confira abaixo os benefícios que a amizade traz para a sua vida:
- Vida mais longa
Seus amigos mal devem imaginar, mas a presença deles melhora 50% a chance de você viver mais. O dado vem de pesquisadores da Brigham Young University, nos EUA, que analisaram 148 estudos feitos durante sete anos e meio. Segundo eles, quem passa grande parte da sua vida sem interações sociais tem um prejuízo relacionado à longevidade que pode ser comparado a fumar cigarros todos os dias, ser alcoólatra ou ser obeso.
- Mais otimismo no seu dia a dia
A felicidade é contagiante e a comprovação vem de um estudo da Universidade da Califórnia e de Harvard, nos EUA. Durante duas décadas, cinco mil pessoas foram analisadas. Como resultado, a probabilidade de sorrir mais para a vida cresceu em até 60% nos participantes que conviviam com pessoas alegres. É um efeito dominó: se você é otimista, a chance de seu amigo e até do amigo do seu amigo também ficarem felizes é muito maior.
- Saúde para o coração
Vínculos afetivos estimulam as emoções positivas, certo? Essas emoções, por sua vez, influenciam os batimentos cardíacos. Um estudo que durou dez anos, da Universidade Columbia, nos EUA, mostrou que pessoas normalmente felizes, entusiasmadas e satisfeitas têm menos chance de serem depressivas e apresentam um risco 22% menor de ter infarto ou desenvolver doenças cardíacas.
- Físico em forma!
Ter amigos nos livra de muitos problemas relacionados à depressão e ao tédio. "Pessoas depressivas tendem ao sedentarismo e a uma dieta desequilibrada", explica o cardiologista Juliano de Lara Fernandes, do Instituto do Coração, em São Paulo. Portanto, estreitar os laços significa diminuir o risco de estar acima do peso. Além disso, um estudo da Universidade de Bristol, no Reino Unido, apontou que, se seus melhores amigos praticam atividades físicas, as chances de você também sair do sofá são grandes. Tudo por conta da capacidade de influência das amizades.
"TER MUITAS AMIZADES NÃO É NECESSARIAMENTE MAIS BENÉFICO DO QUE POSSUIR APENAS UM BOM AMIGO. O MAIS IMPORTANTE É SENTIR-SE SOCIALMENTE CONECTADO",
LOUISE HAWKLEY, PESQUISADORA DA UNIVERSIDADE DE CHICAGO
LOUISE HAWKLEY, PESQUISADORA DA UNIVERSIDADE DE CHICAGO
LetrasEEARtes: porque nesse você pode confiar!