solteiropolitano.com.br
Entenda por que a autoestima interfere tanto na sua vida
Gostar de si mesmo, acreditar no seu potencial, confiar na sua capacidade e se respeitar são elementos básicos da definição de autoestima. Acredite: a autoestima é um dos principais recursos do ser humano para viver bem. Basicamente, ela determina a maneira como as pessoas se relacionam com o mundo, encaram os desafios da rotina diária e se protegem ou se expõem em situações que exigem controle emocional.
Mas a autoestima pode ser desenvolvida e aperfeiçoada ao longo da vida. Naturalmente, seu grau pode ser ainda mais elevado se for estimulada desde cedo, ainda na infância. "Para ter e manter a autoestima em alta, não basta olhar só para si. A visão do que está em volta da sua realidade, ou seja, da sociedade, é muito importante. Se a visão é negativa e pessimista, certamente a impressão que você terá de si mesmo será ruim. E o ser humano tem capacidade para incorporar essa visão ao longo do tempo."
A autoestima desempenha um papel fundamental na convivência familiar, no trabalho, no grupo de amigos e em equipes. Uma pessoa bem-sucedida e resolvida na profissão, por exemplo, pode ter uma vida pessoal caótica por causa de insegurança. Melhorar a autoestima requer um mergulho profundo dentro de si mesmo. De acordo com especialistas, fazer uma avaliação do próprio comportamento e convicções, questioná-los e descartar aquilo que não traz harmonia para a vida é o primeiro passo para aumentá-la.
Eis algumas dicas:
* Celebrar a vida.
* Fazer exercícios.
* Manter o foco nos aspectos positivos da vida.
* Examinar o passado e perceber os erros e acertos.
* Olhar-se no espelho.
* Acreditar em VOCÊ!!!
SEJA O AUTOR DA SUA VIDA!!!
|