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INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
A Inteligência Emocional está relacionada a habilidades, tais como motivar a si mesmo e persistir mediante frustrações; controlar impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas; motivar pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos, e conseguir seu engajamento em objetivos de interesses comuns. Daniel Goleman mapeia a Inteligência Emocional em cinco áreas de habilidades:
1. Autoconhecimento Emocional — reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre.
2. Controle Emocional — habilidade de lidar com seus próprios sentimentos, adequando-os à situação.
3. Automotivação — dirigir emoções a serviço de um objetivo para manter-se caminhando sempre em busca de algo.
4. Reconhecimento de emoções em outras pessoas.
5. Habilidade em relacionamentos interpessoais.
As três primeiras acima referem-se à Inteligência Intrapessoal. As duas últimas, à Inteligência Interpessoal.
Inteligência Interpessoal: é a habilidade de entender outras pessoas; o que as motiva, como trabalham, como trabalhar cooperativamente com elas.
1. Organização de Grupo — é a habilidade essencial da liderança, que envolve iniciativa e coordenação de esforços de um grupo, habilidade de obter do grupo o reconhecimento da liderança, a cooperação espontânea.
2. Negociação de Soluções — o papel do mediador, prevenindo e resolvendo conflitos.
3. Empatia — Sintonia Pessoal: é a capacidade de, identificando e entendendo os desejos e sentimentos das pessoas, responder (reagir) de forma apropriada a canalizá-los para o interesse comum.
4. Sensibilidade Social — é a capacidade de detectar e identificar sentimentos e motivos das pessoas.
Inteligência Intrapessoal: é a mesma habilidade, só que voltada para si mesmo. É a capacidade de formar um modelo verdadeiro e preciso de si mesmo e usá-lo de forma efetiva e construtiva.
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