Redação e Recursos Humanos (Em 27/08/11)

"Escrever é uma
questão de treino e é
passível de ser aprendida."


A importância da redação no processo seletivo de recursos humanos

Bianca Kuroce Manzini - 2º Ten QCOA PSE

Escrever é um ato de liberdade, é um momento de expressão do modo peculiar de olhar a vida. Escrever bem é uma tarefa difícil, que exige, além das capacidades cognitivas – raciocínio, organização dos pensamentos e concentração –, uma clara colocação de ideias e valores próprios. Muitos são os concursos, seleções de empresas que pedem aos candidatos para elaborarem uma redação no processo seletivo. O que devo escrever? Como devo escrever?

Não há como negar que, diante de um processo seletivo, a pressão é grande, medos e ansiedades são suscitados, e um bom preparo técnico e controle emocional são fatores importantíssimos para a elaboração de uma boa redação. Mas por que se utilizam da redação?

Por meio da expressão escrita, o candidato projeta sua identidade e seus valores subjetivos de como examina o mundo e codifica suas experiências. Pode-se perceber como o candidato realiza o julgamento de valor no exame dos fatos, como sua experiência afetiva é expressa, seja em maior ou menor grau de maturidade. Ainda é possível traduzir as fantasias e a posição pessoal frente ao ambiente.

Os dinamismos subjetivos, desde o início da existência, dependem da natureza social da espécie; ao mesmo tempo em que refletem a singularidade do indivíduo humano, convergem, no decorrer do desenvolvimento, para a adaptação flexível e criadora da realidade. A redação pode ser fonte de expressão e projeção. Pode mostrar como é a autopercepção do candidato e como expressa sua ótica frente ao mundo.

Geralmente em processos seletivos, é pedido para se discorrer sobre um tema livre ou um tema dirigido, com apoio de textos, ou apenas uma frase de reflexão. Os assuntos são inesgotáveis, mas produzir um bom texto é uma conquista, é uma habilidade adquirida com a prática; isso significa que não adianta querer, de um dia para o outro, redigir textos excepcionais e brilhantes. Primeiramente, devemos ter em mente que a habilidade de escrever só chega para quem pratica muito e exercita a leitura. Para atingir uma maturidade emocional que repercutirá sobre a produção, é necessária a experiência, assim o exercício e a prática são fundamentais. Além disso, a leitura auxilia na construção de uma boa redação, pois, por meio dela, é possível adquirir vocabulário e perceber estilos e maneiras de expressar os pensamentos.

O tema da redação, quando é livre, proporciona ao candidato a opção da escolha de um assunto, que, geralmente, é algo que ele domina ou com que se identifica. Isso, de certa forma, ajuda no alívio da tensão sobre uma situação nova. O que interessa nesses textos é avaliar a capacidade de estruturar as ideias, de raciocinar sobre um problema ou tema e também o domínio do português.

Ainda assim, alguns selecionadores preferem definir o tema, para testar também se o profissional está bem informado e tem bom nível de conhecimentos gerais, além de observar como o candidato coloca suas ideias e valores diante de uma nova situação. O efeito surpresa proporciona ao candidato uma expressão de seus pensamentos mais verdadeiros e autênticos, mesmo que seja possível um controle da consciência.

Assim, escrever é uma questão de treino e é passível de ser aprendida. Os processos de aprendizagem seguem algumas etapas: Motivação – Objetivo – Preparação – Obstáculo – Respostas – Reforço e Generalização. No caso da Redação, não é diferente. É importante para quem produz um texto estar motivado (querer aprender, produzir), traçar um objetivo (ideias soltas, opiniões), se preparar (leituras), enfrentar obstáculo (diversos temas), buscar respostas (produção de textos), ter o reforço (autocrítica diante do texto produzido) e aplicar a generalização (revisão e produção final do texto).

A redação é sempre uma produção singular, e a opinião expressa, seja ela qual for, será bem aceita se for bem apresentada. Portanto sempre valorize a objetividade e a clareza na exposição de suas ideias.


Dicas para fazer uma boa redação:

  • Use linguagem simples
  • Preze pela boa estética (letra legível, parágrafo)
  • Evite rasuras
  • Não use gírias
  • Evite frases de uma palavra ou de efeito
  • Não abrevie
  • Evite termos em inglês
  • Evite metáforas (no que se refere especificamente à dissertação)
  • Tenha cuidado com a redundância
  • Varie o vocabulário
  • Evite frases longas
  • Fique atento ao uso das letras maiúsculas e aos parágrafos
  • Apresente sua opinião
  • Faça uma revisão


Bianca Kuroce Manzini - 2º Ten QCOA PSE

Psicóloga Escolar/Educacional da EEAR. Chefe da Seção de Orientação Escolar. Formada pela UniFMU. Especialista em Psicopedagogia pela PUC-SP. Especialista em Psicodiagnóstico pela Prova de Rorschach pela Sociedade Rorschach de São Paulo.



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