Cuidado: crianças criando (Em 28/03/13)

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Tema dissertativo:

          "Isso de que criança tem de brincar é uma tremenda bobagem. Meus filhos não têm tempo para brincadeiras. Comigo é do colégio para o inglês, do inglês para a informática, da informática para o jiu-jítsu", diz Marlene Souza, 34 anos. 

Você concorda com essa posição? Por quê?


Brincando para crescer
Mariana Barbosa da Silva

          Visando a preparação de seus filhos para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, alguns pais sobrecarregam-nos de atividades extracurriculares, ignorando o valor das brincadeiras na formação do indivíduo. No entanto, brincar é, antes de tudo, um direito de toda criança. Através das brincadeiras, elas desenvolvem sua coordenação motora e os aspectos cognitivos para o desfrute de suas experiências. Brincar auxilia no desenvolvimento das relações intra e interpessoal e ainda na maneira de lidar com as diferenças existentes na sociedade. Além do mais, durantes as brincadeiras, elas podem desenvolver habilidades que futuramente podem vir a ser empregadas profissionalmente.
          Há várias maneiras de a criança se desenvolver para a vida, e brincar é uma delas. Apesar de toda a evolução tecnológica que faz com que elas fiquem mais tempo dentro de casa com seus jogos de última geração, elas precisam vivenciar o mundo e exercitar seu corpo. Isso só é possível através de jogos que ativem sua coordenação motora, como o golzinho, o pique-pega, o jogo de bola de gude, a pipa, o pião, enfim, tudo o que a fizer se movimentar. Além disso, colorir, montar quebra-cabeça, desenhar, jogar o jogo da memória são atividades lúdicas que ajudam a desenvolver o raciocínio lógico.
          Relacionar-se com o mundo é um desafio para todos, ainda mais para uma criança. Fazer uma amizade pode parecer algo simples, mas não é. Muitas famílias hoje têm acesso fácil à internet, o que faz com que os pequenos gastem mais tempo diante de uma tela fria, substituindo o contato em grupo por amigos virtuais. As relações interpessoais são de extrema importância para a evolução social do indivíduo; isso fortalece o psicológico das crianças e sua autoestima. Por meio das brincadeiras, elas aprendem a conviver com as diferenças existentes na sociedade. Aprendem, por exemplo, a respeitar os costumes das crianças oriundas de outras culturas, de etnias e religiosidade diferentes da sua. Além disso, nesse convívio em sociedade, elas têm oportunidade de se relacionar com indivíduos portadores de necessidades especiais, o que é um preparo para o pleno exercício da cidadania.
          Alguns adultos descobriram, através das brincadeiras na infância, sua real vocação para o trabalho. Um claro exemplo disso é o do ex-jogador Ronaldo Nazário, que jogava bola nos campos de grama alta com seus amigos em Bento Ribeiro, no Rio de Janeiro, e veio a se transformar num campeão mundial pela Seleção Brasileira de Futebol. Além desse caso, que se insere na dimensão esportiva, existem outras profissões que também contam com as brincadeiras como ferramenta de formação. Podem ser citadas como exemplo a medicina (humana e veterinária), o magistério, a engenharia, a arquitetura, a segurança pública, as artes cênicas, entre outras. Todas essas profissões um dia inspiraram brincadeiras durante a infância, proporcionando momentos em que as crianças vivenciaram um ou outro fundamento básico de seu universo profissional.
           Com isso, vemos que brincar é mesmo fundamental para o desenvolvimento do ser humano. Certas brincadeiras podem auxiliar na formação do indivíduo, tanto na física e mental quanto na profissional. Brincar é, antes de mais nada, diversão, o que não impede que signifique também formação. Isso é sinônimo de ser criança. Afinal, não haveria graça em se ser criança, e não se poder desfrutar do direito a uma infância plenamente saudável e feliz.




Brincar, aprender e viver
Pedro Henrique Nunes de Freitas

          Com o fenômeno da globalização, surgiram novas formas e teorias sobre educação e sobre como educar. Independentemente disso, criança sempre foi sinônimo de diversão, situação que hoje vem se invertendo com a atitude de algumas mães e pais, que privam seus filhos desse momento em troca de uma rotina de estudo e atividades diversas. Todas as pessoas, principalmente as crianças, têm direito ao lazer e ao descanso. As brincadeiras ajudam a introduzi-las na sociedade e a melhorar o convívio em seu seio. Além disso, esses seres, que são mais sensíveis, não possuem uma mente e um corpo devidamente preparado para obter um total aproveitamento de uma rotina exaustiva de atividades.
         O lazer é fundamental para uma boa educação. Uma criança que aprende brincando assimila muito melhor os novos conhecimentos adquiridos no dia a dia. As famosas canções de roda, por exemplo, atravessaram gerações até os dias de hoje, auxiliando no desenvolvimento de habilidades como concentração e memória. Da mesma maneira, um grande atleta pode surgir de uma brincadeira de pega-pega, assim como um grande pintor poderá nascer de simples rabiscos aparentemente aleatórios.
         Ninguém vive sozinho; as crianças não são diferentes. A introdução dos pequenos na vida em sociedade deve ser iniciada desde cedo. O desenvolvimento de laços com outras crianças torna a convivência mais saudável e vai ensinar a ela algumas noções iniciais de como viver bem em grupo. Obviamente, algumas pequenas brigas e muitas birras vão surgir; é algo natural nessa fase. Porém, mesmo isso será primordial para o desenvolvimento da boa educação e para o fortalecimento emocional do indivíduo.
        O cuidado com a rotina a qual uma criança é submetida é algo muito importante. Esses seres em desenvolvimento diário não possuem condições físicas e principalmente mentais suficientemente desenvolvidas para suportar uma rotina de cansaço e compromissos rígidos. Essa introdução a diferentes rotinas deve ser feita de forma coordenada e paulatina, a fim de que isso não prejudique o desenvolvimento sadio da criança e sua adaptação ao meio em que está sendo introduzida.
        A educação de uma criança é algo muito delicado e requer grande cuidado. Correr, gritar, cantar, dançar, desenhar, enfim, expressar-se de diferentes formas é uma necessidade que todas elas têm e isso demonstra que ela está se desenvolvendo. E é dessa forma que, após desenvolvida, essa futura geração terá, em suas mãos, o poder de educar e de fazer do mundo um lugar cada vez melhor.



Aprender brincando
 Murilo Bortholin Zanchetta

Nos dias atuais, o bem-estar tem sido uma das prioridades do ser humano. Os pais querem proporcionar aos seus filhos uma vida sempre melhor do que a que tiveram. Muitas vezes eles acabam privando a criança de sua infância para ela poder estudar e desfrutar, a longo prazo, os resultados de tanto estudo. Porém, isso acaba se configurando como um roubo a uma importante fase da vida de uma pessoa. A criança necessita de um tempo para descansar sua mente e se descontrair. A brincadeira é um importante estímulo para o convívio social. Além disso, brincar desenvolve habilidades intelectuais e motoras nas crianças.
A infância é uma fase de muitas descobertas na vida de um ser humano. É um período em que a criança está aprendendo a todo momento e, por isso, ela necessita de um descanso mental. A imposição de uma pesada rotina de aulas e estudos acabaria a levando ao esgotamento mental. Por isso, momentos de descontração, como as brincadeiras, além de descansarem a mente, ainda renovam as energias e estimulam novos aprendizados.
Uma pessoa bem-sucedida, tanto no âmbito social, quanto no profissional, precisa ter bom relacionamento com os demais. Um dos melhores métodos para se desenvolver a sociabilidade são as brincadeiras. A interação social que elas proporcionam às crianças se reflete no bom relacionamento diário e até no desempenho profissional futuro delas, sem ignorar que ainda podem desenvolver o espírito de liderança.
Brincadeiras estão presentes na vida de quase todo ser humano e não por acaso. Além de elas serem uma maneira de descontração, brincar estimula a coordenação motora e a capacidade de aprendizagem de uma pessoa. Muitas empresas, hoje em dia, têm aplicado dinâmicas de aperfeiçoamento profissional baseadas em princípios lúdicos, pois já se sabe que um funcionário aprende melhor brincando. A evolução intelectual proporcionada à criança pelas brincadeiras é um dos trunfos de que elas são essenciais na vida infantil.
O propósito que alguns pais têm de transformar a infância de seus filhos em uma maratona de cursos e atividades pode ser até bem-intencionado; porém esses pais não têm o direito de privar seus filhos de sua infância. E, para o bom desenvolvimento de um ser humano, é necessário que ele viva esse momento de forma saudável, com brincadeiras e descansos. Somente assim ele estará pronto para o aprendizado e para as responsabilidades que a vida lhe apresentará no futuro.