William Silva, paraense de Belém, Jornalista profissional, formado pela
Universidade Federal do Pará, com 30 anos de profissão. Editor Executivo
do jornal DIÁRIO DO PARÁ desde abril de 2004. Editor do Caderno de
Polícia do DIÁRIO DO PARÁ. Colunista da REVISTA TDB do DIÁRIO (Coluna
Fique Atento). Trabalhou como repórter e editor nos grandes jornais de
Belém. Chefiou o Núcleo de Imprensa da Coordenadoria de Comunicação
Social da Prefeitura de Belém e a Coordenadoria de Comunicação Social do
SEBRAE/Pará. Trabalhou como Chefe de Reportagem e Editor da TV Record
Belém. Atualmente chefia a Assessoria de Comunicação Social do Tribunal
de Contas dos Municípios do Estado do Pará. Atuou como diretor de
Comunicação da Agremiação Carnavalesca A Grande Família. Autor do livro
alternativo de poesias Sangria e participante fundador do movimento
poético Fundo de Gaveta, tendo participado como escritor convidado da
XVI Feira Pan-Amazônica do Livro.
Seja elegante e não "fure" a fila*
Imagine se todo mundo
resolver não respeitar mais as regras preestabelecidas pelo
bom senso e tentar levar vantagem em tudo e de forma desleal. Estará
formada uma grande confusão com prejuízos para todos.
Por isso é importante que os direitos de cada um sejam
respeitados. São várias as situações em
que presenciamos, com indignação, pessoas menos
esclarecidas agirem como se fossem as únicas no mundo que
tivessem direitos. A mais comum dessas situações ocorre
quando há a necessidade de formação de fila para
pagar ou receber alguma coisa. Leia e reflita sobre as considerações
abaixo.
1
– Não importa o motivo, se você não respeita a
ordem de chegada de quem está na fila, você está
dando uma demonstração de grosseria, de deselegância.
Usar o “jeitinho brasileiro” para “furar” a fila é
ignorar o direito das outras pessoas e demonstra seu desprezo por
elas. Não esqueça: quem chegou antes tem a preferência.
2
– O mesmo se aplica à fila do self-service. É
preciso exercitar um pouco de paciência e esperar quem está
na frente escolher com calma o que vai comer, em vez de
ficar empurrando com o cotovelo ou ficar passando por trás
esbarrando em quem está na fila.
3
– É importante discernir quando a fila é exclusiva ou
preferencial para idosos, gestantes e portadores de deficiência.
Se for exclusiva, só entre nela se estiver vazia e com a
anuência do caixa. Se a fila for preferencial, não deixe
de ceder a vez sempre que chegar alguém com as características
para as quais a fila foi reservada.
4
– Se você tiver direito à fila preferencial e, quando
chegar ao local, outras pessoas sem essas características
estiverem aguardando para serem atendidas, faça valer seu
direito, mas não custa nada ser simpático e pedir
licença, por uma questão de educação.
5
– Se você está na fila para ser atendido e aguarda
alguém que está para chegar, é de bom tom avisar
sobre essa situação a pessoa que chegou
imediatamente após você. Por outro lado, é
inadmissível acolher, em sua vaga, pessoas conhecidas que chegam
ao local e o encontram por acaso. É uma falta de respeito em
relação a quem está na fila aguardando sua vez,
tanto por parte de quem convida para aproveitar a vaga passando na
frente dos outros, como da parte de quem aceita “cair de paraquedas” na frente dos demais.
6
– Esses comportamentos indesejáveis só vão
diminuir à medida que cada um exercer seu direito de cidadão
e reclamar, com educação, quando alguém “furar”
a fila.
7
– Também é inadmissível quando um caixa
presencia que a fila foi “furada” e ainda assim atende o
espertalhão. Nesse caso, vale a pena apresentar queixa ao
superior do caixa que desrespeitou o direito de quem estava na
fila.
8
– Por outro lado, cabe à gerência dos estabelecimentos
sinalizar adequadamente o atendimento preferencial e estabelecer
políticas claras de não atendimento aos “furões”.
* Texto publicado no blog do autor (http://williamfiqueatento.blogspot.com.br/2013/04/seja-elegante-e-nao-fure-fila.html), em 20/04/13, cedido ao Letras & e-Artes em 26/08/14.